quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Ferragosto...


Ferragosto... início do período de férias para os italianos... muito bom... passar o dia nas montanhas ou nas praias. Em alguns lugares é preciso subir às montanhas um dia antes, para reservar o seu espaço.

O termo "Ferragosto" é derivado da expressão latina Feriae Augusti (repouso de Augusto), foi uma celebração introduzida pelo Imperador Augusto em 18 a.C., aos festivais romanos para celebrar a colheita e um longo período de trabalho agrícola.
Durante estas celebrações na antiguidade, corridas de cavalos foram organizados em todo o império, e animais de cargas (bois, burros e mulas), eram liberados de suas funções de trabalho e decorados com flores.
Tais tradições ainda estão vivas até hoje, praticamente inalterada em sua forma e nível de participação durante o "Palio dell'Assunta" que acontece no dia 16 de agosto, em Siena. Na verdade, o nome "Palio" vem do pálio, um pedaço de tecido precioso que era o prêmio habitual dado aos vencedores das corridas de cavalos na Roma antiga.

A tradição popular de fazer uma viagem durante Ferragosto surgiu durante o fascismo, em 1920, durante os meados de agosto. O regime organizou centenas de viagens populares através do lazer fascista e organizações recreativas de várias empresas, e através da criação dos "trens de Ferragosto do povo", que estavam disponíveis à preços promocionais.
A iniciativa deu a oportunidade às pessoas menos abastadas, para  conhecer as cidades italianas, praias e montanhas. Para muitas famílias, foi apenas durante essas viagens que elas viram o mar, as montanhas e muitas maravilhas artísticas da Itália. Além disso, uma vez que as viagens não incluíam comida, surgiu a tradição ligada ao almoço embalado.

Nenhum comentário: